Amo os animais!Este é o meu bebê poodleTobby, ele tem dois meses e 17 dias de vida!

  • http://curiosidadeseutilidadesnet.blogspot.com

quinta-feira, 18 de março de 2010

Você que está querendo comprar ou adotar um cãozinho precisa saber disso!


Você sabe qual o perfil do seu cão?

Saiba, boa parte dos problemas de comportamento canino acontecem por falta de informação e planejamento.

Planeje com cuidado e carinho, estamos falando de uma vida, tão preciosa quanto a sua!

Hoje eu vou falar um pouco para você entender um pouquinho mais a respeito do comportamento desses bichinhos maravilhosos que são os cães.

É verdade que eles nos dão muitas alegrias, mas não podemos deixar de pensar na responsabilidade que vem junto com o cãozinho, ele não gosta de ser abandonado nem devolvido, muitos dos casos que eu atendo hoje poderiam ser evitados com uma simples avaliação do perfil canino, para um profissional de comportamento por vezes, apenas uma breve avaliação pode ser o suficiente para definir o perfil do cão, o que para novos donos ou pessoas com poucos conhecimentos pode ser bastante trabalhoso e difícil.

Para evitarmos aborrecimentos temos que ter muita cautela e planejamento.

Algumas pessoas que deixam de planejar e em alguns casos a preocupação com o cão é mínima até ele chegar em casa ou pior, até começar a dar problemas.

Os cães têm perfis diferentes, em alguns casos, pode ser difícil até para um profissional avaliar exatamente o perfil de um cão.

Abaixo vocês têm alguns exemplos que já devem ter visto por ai, existem cães que são naturalmente extrovertidos, engraçados, outros que são mais ativos, aqueles quietinhos, tem também os corajosos, brigões, valentões, do outro lado os medrosos, tímidos, carentes, existem aqueles que são hiperativos, os que não conseguem viver ou ficar sozinhos e ainda aqueles que preferem ficar mais tempo sozinhos.

Sabendo que podemos ter uma idéia de como aproximadamente nosso cão será, fica muito mais fácil escolher um cãozinho que vai ser legal para nossa família, lembrando que é necessário fazer uma avaliação em algumas situações e ambientes diferentes.

Antes de levá-lo para casa, tente passear em vários lugares e observar sua reação em cada um deles.

Um cão adulto normalmente já tem esse perfil bem claro e amadurecido, às vezes pode trazer menos dor de cabeça, eles não vão trocar os dentinhos o que incomoda e coça, fazendo os filhotes roerem tudo. Você consegue perceber claramente se é um cão mais brincalhão, se gosta de bolinhas, se é hiperativo, ou ainda medroso, tem medo de pessoas, gosta ou não de outros cães, ver como reage quando colocado em situações diferentes, se demonstra agressividade, inclusive com o pote de comida, se é um cão sensível, como reage quando apertado por estranhos, late demais entre outras coisas.

Inclusive alguns centros de Adoção como Centro de Controle de Zoonozes em São Paulo, oferecem a oportunidade de passar um período com o cãozinho a ser adotado para ver se realmente ele se encaixa no perfil que o novo proprietário procura, assim evitarmos futuros problemas de abandono.

Filhotes são um pouco mais complicados de definir exatamente o perfil, até a fase adulta, por volta de um ano e meio, eles oscilam bastante, além de ter um agravante, que é a forma como ele será criado, é muito fácil de um cão desenvolver um comportamento indesejado se o novo Dono não está preparado para lidar com a situação que pode gerar comportamentos desagradáveis.

O que eu vejo normalmente são donos que tratam cães como humanos acabam dando a eles o que uma criança precisa, os cães tem necessidades diferentes e tratá-los como humanos no geral, acaba gerando ou até mesmo piorando um comportamento que não desejamos, e de outro lado existem infelizmente aquelas pessoas que tratam o cão como um bicho sem sentimentos e acabam deixando eles confinados em quintais abandonados sem o mínimo de suporte.

Mas sem dúvidas, uma simples avaliação do cãozinho, seja filhote ou adulto, sabendo o perfil da família e o que eles esperam do cãozinho, pode
reduzir bastante o número de problemas e aborrecimentos com o novo cãozinho além de saber o que esperar do novo amigão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário