Amo os animais!Este é o meu bebê poodleTobby, ele tem dois meses e 17 dias de vida!

  • http://curiosidadeseutilidadesnet.blogspot.com

segunda-feira, 29 de março de 2010

Protegendo seu cão durante o inverno

Prevenção sempre é a melhor opção

Embora exista um senso comum de que cães - por conta de sua pele e pelagem - estão mais bem adaptados para enfrentar as baixas temperaturas, é preciso lembrar que a maioria dos animais domésticos não sofre grandes transformações físicas para o período de outono e inverno. Por isso, pequenas alterações no abrigo, na rotina de cuidados, nos passeios e na alimentação ajudam manter a saúde e o bem-estar dos bichos nos dias mais gelados. Algumas raças como Husky Siberiano, Bernesian Mountain Dog, São Bernardo, entre outros que possuem características físicas que os tornam mais resistentes ao frio como, maior camada de gordura sob a pele e subpelo mais denso, podem não sentir tanto as madrugadas mais frias, esclarece o diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care Marcelo Quinzani.

Abrigar os animais em locais protegidos da variação do tempo como ventos, chuva, sereno e outros, é o primeiro item da lista de cuidados que devem ser tomados durante os próximos meses. A recomendação vale para pets de todas as faixas etárias. Se o animal dorme em uma área externa da casa é preciso que ele tenha sua casa ou canil , pontua o médico veterinário. Alguns cães e gatos mesmo tendo onde se abrigar preferem dormir ao relento. ?Se este for o caso é preciso prender o animal, principalmente em dias chuvosos , aconselha o médico veterinário.

Os recém-nascidos devem ter atenção redobrada durante o frio. Todos os filhotes, até os dois meses de idade, ainda não têm uma capacidade eficiente de manter a temperatura corpórea e perdem calor facilmente. ?Por isso, dependem de abrigo e da energia fornecida pela alimentação, que deve ser oferecida até quatro vezes ao dia?, explica. No frio, a necessidade de energia aumenta e os animais que não recebem condições adequadas de alimentação e aquecimento podem acabar morrendo. Atitudes como manter a ninhada em local protegido, confinar em ambientes pequenos e aquecidos, forrar com panos embaixo e dentro da casinha ou caminha onde os pequeninos dormem, é uma atitude simples que mantém o aquecimento?.

Os cães de idade avançada ou que sofrem com problemas osteoarticulares - artrose, calcificações na coluna e hérnia de disco - tendem a sentir mais dor nos dias frios. Estes, assim como os animais de pelagem curta devem ser agasalhados. É importante mantê-los aquecidos e as roupas podem ser grandes aliadas , pontua. ?Se o animal apresentar sintomas aparentes de dor, dificuldade de locomoção ou de se levantar pela manhã, agressividade e sensibilidade ao toque, o ideal é procurar um especialista para checar as possibilidades de medicação analgésica . Nunca dê remédios - nem humanos, nem específicos para animais - ao seu bicho sem consultar previamente um veterinário.

Aumentar a oferta de alimentos também está entre as dicas para ajudar o animal a passar pelo período sem tanto sofrimento. Se o animal não tiver tendência à obesidade ou ainda problemas decorrentes dela, aumente em 15 a 20% a oferta ...

domingo, 28 de março de 2010

Qual a melhor coleira?

Tipos de coleiras e guias: como escolher o certo para cada ocasião?

Na hora de aquirir uma coleira, não devemos comprá-la somente por causa de sua aparência. É imprescindível verificar a qualidade do material e da fivela – que devem ser bem resistentes para que não arrebentem. A forma de regular o tamanho da coleira também merece uma atenção especial, para que não fique nem apertada nem muito larga. É muito importante colocar também uma plaquinha de identificação com os telefones de contato do proprietário, para o caso de o animal se perder. O ideal é que a coleira esteja sempre no pescoço de seu cão, independente de ser a hora do passeio ou não.

A coleira pode ser colocada no cachorro desde filhote. Hoje no mercado existem vários tipos de coleira e guias: as couro, as de náilon… Mas qual é a ideal para meu cachorro? Existem vários modelos, tamanhos, cores… Mas o mais importante é que sejam confortáveis e seguras, tanto para o cão, quanto para o proprietário.

Enforcadores são coleiras-guias bem úteis no adestramento, mas que devem ser utilizadas com cuidado. Não deixe-a no pescoço do animal o tempo todo, pois ele pode se machucar caso se enrosque em algum lugar. Por isso, tenha muito cuidado! O enforcador tem a função de causar um desconforto no animal sempre que ele puxar demais a guia e é ideal para passeios e treinos.

A coleira Peitoral é uma boa opção para os cães de pequeno porte. Ela estimula o cão a puxar a guia.

Já a coleira Gentle Leader pode ser utilizada para ajudar que o animal não puxe a guia. Ela parece um cabresto de cavalo, e tem uma tira envolve a cabeça e outra o focinho. Atenção: a Gentle Leader não é uma focinheira e nem tem a mesma função! O uso dessa coleira torna mais fácil sua condução sem machucar ou enforcar o animal, e ainda permite que a cão beba água. Assim como o Enforcador, ela também só deve ser utilizada com a supervisão do proprietário.

Mas qual a diferença entre coleira e guia mesmo? A guia é a parte do equipamento que fica “plugada” na coleira e vai até a sua mão. Já a coleira é a parte que está no pescoço do animal. Assim como as coleiras, existe inúmeros tipos de guias no mercado pet.

A guia ideal é aquela que aguenta um bom tranco – principalmente para os cães de grande porte ou que puxam muito durante o passeio. Ela deve ter uma boa costura, uma alça reforçada e o principal: um mosquetão de qualidade. Mosquetão é a parte do acessório que fica na extremidade da guia e que permite prende-la a coleira.

As guias devem ser leves e silenciosas, pois seu cachorro deve obedecer você e não a guia. Escolha bem os acessórios para oferecer ao seu melhor amigo um passeio com mais conforto e segurança.


Texto: Karina Pongrácz (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Pet em Canoas , ótimos preços!!

sexta-feira, 26 de março de 2010







Cesta O Boticário para rifa da Dentinha!
Vamos ajudar na cirurgia da Dentinha!!Com apenas R$5,00 reais vc pode ajudar!
Informações pelo orkut da Paula Adoradores de Vira Latas!
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12629636385954901395 ou

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11572973323261234168

___________________________
"Minha doutrina é esta: se nós vemos coisas erradas ou crueldades, as quais temos o poder de evitar e nada fazemos, nós somos coniventes".
___________________________
COMUNIDADE:
PROJ.ADORADORES DE VIRA-LATAS
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24037949
___________________________

"O justo olha pela vida dos seus animais." - Provérbios 12:10
___________________________

CONTAS P/ CONTRIBUIÇÕES:

Caixa Economica
Carlos Dionizio de Quadros
Ag 0440
Conta Poupança 00010966 - 0

Banco do Brasil
Carlos Dionizio de Quadros
Ag 2663 - 8
C/Poupança 15 387 - 7
Variação '1'

quinta-feira, 25 de março de 2010

Projeto Adoradores de Vira Latas






Paula dona do projeto diz:

Criei este projeto para amenizar o sofrimento de cães abandonados que vagam por nossas ruas sentindo dor, frio, fome e sede.O principal ideal é levar assistência para cães de pessoas de baixa renda, como vacinas, medicamentos e principalmente a esterelização dos mesmos.Acredito que recolher os animais e encaminhar para adoção, não é a solução. Pois o $ q.ue gastaria mensalmente para manter os animais seria o equivalente a muitas castrações.É claro que em alguns casos eu recolho o cão, até está recuperado de sua situação atual e ser encaminhado p/adoção.

Hoje eu e meu esposo, cuidamos sozinhos de mais de 80 cães. Moramos em um sítio em Águas Claras, na parada 90 de Viamão.

Quem quiser conhecer de perto nossa família canina é só entrar em contato,vamos adorar receber sua visita.


Sei que existem muitas pessoas especias que vão me apoiar nesta luta
diária.


Olhem também o site e o blog do projeto

www.adoradoresdeviralatas.com

http://caesdeviamao.nafoto.net

Viamão-RS

PEÇO AOS NOVOS AMIGOS QUE ME ADD NESSE OUTROPERFIL,POIS ESTE JÁ ESTA LOTADO

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11572973323261234168


Este perfil foi criado para que pessoas possam conhecer o trabalho q desenvolvo com essas inocentes vidas ... Se vc,assim como eu quer fazer a diferença e esta disposto em ajudar de alguma maneira,pode add...caso contrário,se for só para fazer volume,não me faça perder tempo...
Existem mts maneiras de ajudar,divulgando,ajudando a encontrar um lar digno p/ um peludo,doando ração,medicamentos ou buscando pessoas que possam doar..pode ajudar tb,visitando o sítio e dedicando um pouco do seu tempo para esses anjos.

Seja bem-Vindo Tds aqueles q assim como eu entendem que

Bicho não é brinquedo...Eles sentem,fome,frio e medo!

RIFINHA P/ AJUDAR A DENTINHA QUE PRECISA FAZER CIRURGIA PARA COLOCAÇÃO DE PINOS POIS TEVE A PATINHA FRATURADA,OLHEM MEU ALBUM.

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=as&uid=12629636385954901395

CADA NÚMERO CUSTA R$5,00



Sociedade Protetora dos animais


RIO GRANDE DO SUL


ALPA - Associação Leopoldense de Proteção aos Animais
Fone: (51) 590 2834 / 590 2588
São Leopoldo - RS

Associação Pelotense Protetora dos Animais
Pça da Liberdade, 140 - Areal
Pelotas - RS

Associação Pró-Direito dos Animais
Av. Sergipe, 217
Porto Alegre - RS

Associação Rio Grandense de Proteção aos Animais
Rua Prof. Freitas de Castro, 172
Fone: (51) 223 1914
Porto Alegre - RS

APAC - Associação de Proteção aos Animais de Canoas
Fone: (51) 466 1442 / 476 1727
Canoas - RS

Grupo de Apoio ao Bem estar Animal
Fone: (51) 332 9369
Porto Alegre - RS

Instituto Metropolitano de Proteção aos Animais
Fone: (51) 9912 2442
Porto Alegre - RS

União Erechinense Protetora dos Animais
Fone: (54) 321 1329
Erechim - RS

União de Defesa da Vida Animal
Fone: (51) 315 4715
Porto Alegre - RS

União Santamariense Protetora dos Animais
Av. Fernando Ferrari, 1651
Santa Maria - RS

Filhotes à venda Canil Le Soleil



Canil Le Soleil


Crias as seguintes raças:
* Schnauzer Miniatura
* Lhasa Apso

Contato fone:(55) 3251-5435 ou (55) 91310346
Rua: Vasco Portes-241

Santiago-RS


Entregamos em São Borja, São Luís Gonzaga, São Vicente, Jaguari, Cacequi e Santa Maria, São Luis Gonzaga,Santo Ângelo

Nosso plantel:
Lhasas - Apso:

Benny Parker Chatong

Bella Le Soleil

Penélope Tecas do Sul

Schnauzer Miniatura:

Duque Le Soleil

Dara Le Soleil

Diva Le Soleil

Nossos cães são criados com amor, espaço (não criamos em gaiolas).

MSN: canillesoleil@hotmail.com


Dê um presente a quem vc ama!!Ligue agora!!

Filhotes à venda Canil Portal dos Sonhos


Canil Portal dos Sonhos



Criadora das raças: Pequinês, Pug, Lhasa Apso, Shih Tzu, Boxer , Buldog Inglês, e Labrador.



Contatos: (54) 3452-5474 (54) 9150-2644



Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9059435079583522239



Bento Gonçalves /RS.



Ligue agora!!

Filhotes à venda Canil Best Friend


Filhotes á venda!

Canil Best Friend


Venda de filhotes:Shih Tzu, Lhasa Apso, Yorkishire, Pug,
Dalmata,Beagle e Pinscher.
Contatos: Alexandra (51) 9944-8826 / 3464-6292
Mari (51) 972-30368/ 3477-2954
Email/MSN: alexandra.canil@hotmail.com

Canoas/RS.
Ligue agora e faça sua encomenda!

Cães para adotar! Canoas - RS



Dolores (pretinha) para Adoção!!

Acesse orkut da minha amiga Gê,para maiores informações!

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3010145113573426296

Quem ama os animais não escolhe a raça!




Jade para Adoção!

Acesse orkut da minha amiga Gê, para maiores informações!

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3010145113573426296

Quem ama os animais não escolhe a raça!

terça-feira, 23 de março de 2010

Curiosidades!





Você simpatiza mais com cachorros ou gatos? Essa preferência pode ser um indicador de sua personalidade.

Uma equipe de pesquizadores do Texas fez um estudo com 4.500 pessoas. Os participantes deveriam responder a algumas perguntas que mediam suas personalidades em cinco áreas: simpatia, extroversão, facilidade de adaptação, consciência e neurose.

Na pesquisa, os entrevistados também deveriam indicar se gostam mais de cachorros, gatos, de ambos, ou de nenhum - lembrando que elas não precisavam necessariamente, possuir o animal de sua preferência.

O resultado mostrou que as pessoas que gostam mais de gatos são mais neuróticas, mas possuem uma maior facilidade de adaptação - são vanguardistas e aceitam idéias novas de forma mais rápida. Já as pessoas que curtem mais os cães tendem a ser mais extrovertidas e simpáticas.

A descorberta pode ser útil para identificar qual é o melhor animal para cada pessoa. No entanto, os cientistas ainda não sabem se as pessoas escolhem animais que são parecidos com elas, ou se são os próprios animais que transmitem os traços de sua personalidade para os donos.

Além disso, os cientistas consideram que pessoas que gostam mais de cachorros podem ter um gato ou vice-versa, já que há outras questões que influenciam a escolha de um mascote - espaço disponível, por exemplo.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Agora vc pode tb contar com meu site!


utilidades.no.comunidade.net,sem o www,este é o endereço!Conta com espaço para sua propaganda!Anuncie tb!!

sexta-feira, 19 de março de 2010

As melhores ofertas por curiosidadeseutilidadesnet no Mercado Livre!

As melhores ofertas por curiosidadeseutilidadesnet no Mercado Livre!

As melhores ofertas por curiosidadeseutilidadesnet no Mercado Livre!

Mais dicas de adestramento para cães


Agora que vc já aprendeu a alimentar e levar seu filhote para fazer as necessidades no lugar certo é hora de se livrar de comportamentos indesejáveis.
Uma vez que você começou a formar os hábitos de banheiro do seu cão, você precisará concentrar-se em outro aspecto importante do adestramento: fazer com que seu cachorro respeite seus pertences. Mais uma vez, você quer criar um ambiente que faça o sucesso fácil e o fracasso difícil.

Primeiro, use o bom senso: coloque de lado tudo o que você não quer que seu cão mastigue. Nunca lhe dê roupas ou sapatos para brincar, a não ser que você queira que seu guarda-roupa vire alvo de brincadeiras. Seu cão não sabe distinguir entre o que pode ser usado e o que está fora dos limites.
Faça um rodízio dos brinquedos, de modo que o cão não enjoe deles - coloque os objetos quebráveis onde não puderem ser derrubados por esbarrões acidentais ou golpeados por um rabinho abanando. Quando você não puder supervisionar o filhote, sempre prenda-o no canil ou confine-o em uma área segura, como a cozinha ou a lavanderia.
Corrija os comportamentos indesejáveis de modo rápido, claro e sucinto - sempre reforce positivamente o comportamento adequado, com elogios e carinhos. Em geral, você deve reagir ao mau comportamento com uma dessas três maneiras: ignorando, interrompendo ou redirecionando.

Ignorar seu cão é uma repreensão social e deixa-o saber que seu comportamento não é aceitável em grupos educados. Dê um gelo em seu cão como parte de uma correção imediata em um comportamento inadequado, mas mantenha isso por 10 a 15 min. Mais do que isso, seu cão já se esquecerá do que aconteceu.

Interromper o comportamento ajuda a parar com o hábito e encoraja o cão a tentar outra estratégia. A interrupção funciona melhor quando é inesperada. Caso contrário, pode se incluir como parte do ciclo de comportamentos indesejados. Se seu cão late todo dia para o carteiro às 14 h, e a sua reação é ir até a caixa postal e pegar sua correspondência, depois de alguns dias seu cão esperará que você faça isso e continuará latindo. A idéia é arrumar interrupções para que o cão não saiba quando está chegando. Desse jeito, a correção se torna associada ao comportamento e não a você.

Aprenda a redirecionar seu filhote: O redirecionamento é uma técnica mais avançada e só deverá ser usada quando seu cão aprendeu o vocabulário básico de comandos como "senta", "deita", "saia", 'espere", "deixe isso" e "solta". Quando seu cão gravar esses comandos, você pode usá-los para acabar com comportamentos indesejáveis. Então, quando seu cão começar a pular, você pode dizer "senta" ou "saia". Quando ele olhar para seu sapato como um brinquedo, você pode dizer para largá-lo. Se já estiver na boca, diga "solte". O que é maravilhoso no redirecionamento e em um cão adestrado para ser obediente é que a punição quase nunca é necessária. Você dá o comando, o cão responde e você o elogia. É uma situação em que ambos ganham: o comportamento indesejável pára.
Um forte aliado destes comandos é sempre recompensar seu cão com petiscos gostosos, assim que ele atender o comando direitinho(somente se realizar a tarefa certa).
Uma boa dica também é assitir alguns vídeos de como ensinar os comandos certos para seu filhote.
Toda vez que quiser saber como adestrar cães - seja um truque ou jogo, ou obedecer um comando - repetição é fundamental. Repetição e consistência são chaves que ajudarão seu cachorro a entender o comando. Para verificar se o seu cachorro aprendeu um comando após uma série de repetições, teste sem o reforço (ou guloseima). Faça isso tres vezes consecutivas para se assegurar que ele realmente absorveu o comando.
Para saber como adestrar um cachorro a seguir um determinado comando ou fazer uma certa coisa, é fundamental que você não fale o comando apenas. Você precisa também adestrar seu cão a realizar o comando ou movimento assim como corrigí-lo quando ele não realizá-lo corretamente. Seja consistente quando estiver emitindo um comando e tentando ensianr seu cachorro um comportamento específico. Por exemplo, se você está tentando ensinar seu cachorro a não pular nas pessoas, você tem que resistir à tentação de brincar com ele se ele pular em você, mesmo se você estiver disposto a brincar naquele momento.
É sempre melhor - e um adestrador profissional vai recomendar - adestrar seucachorro quando ele ainda é um filhote. Adestramento de cães filhotes sempre vai ser mais fácil e rápido do que adultos. Isso não significa que cachorros adultos não podem aprender novos truques ou comportamentos. Mas quanto antes você começar,melhor.
Ensine ao seu cachorro que você é o líder,cachorros são animais gregários. Quando selvagem, eles congregam em matilhas que seguem uma hierarquia. Portanto, quando treinar seu cachorro, é importante que você deixe bem claro que você é o líder. Seu cachorro precisa entender que ele lhe deve submissão. Evite demonstar qualquer sinal de medo se ele reagir em algum momento, mantenha-se firme. Quando seu cachorro estiver fazendo seus exercícios de adestramento, nunca permita que ele interrompa os exercícios no meio. Você deve mostrá-lo firmimente que ele deve seguir o que você (o cachorro-alfa) quer que ele faça.

Dicas para adestrar seu filhote de cão!


Filhotes de cachorro e bebês têm muito em comum: ambos necessitam de cuidado constante, precisam ser pegos no colo e também necessitam de horários regulares. A vantagem que um cachorrinho tem sobre um bebê é que ensinar boas maneiras leva muito menos tempo, se você fizer da maneira correta.
Mas não pense que seu filhote vai ser um exemplo de cão da noite para o dia.Essa tarefa requer muita dedicação,paciência e principalmente tempo disponível!

Alimentação- uma parte importante do adestramento de um filhote - ou de um cachorro adulto - é o horário da alimentação. Como o adestramento mexe no controle de tudo o que vem do cão, faz sentido começar a regular tudo.
Quando você leva seu cão para casa, ele pode ter de 7 a 10 semanas de vida. Um filhote cresce rápido; um cachorro de porte médio vai de um filhote de 900 g a um adulto de 9 kg em 6 ou 8 meses. Por isso, precisa comer 3 refeições diárias. Não é de se surpreender que a dieta precisa fornecer duas vezes mais energia do que a de um cão adulto. Isso significa que os filhotes só devem ser alimentados com rações de alta qualidade, especialmente formuladas para cães em crescimento. Eles devem ter uma alimentação consistente e horários de exercícios, que se encaixem nas necessidades do animal e nas de sua família.
Não é uma boa idéia alimentar seu cão livremente, deixando comida o tempo todo. Isso não só faz o adestramento se tornar impossível, como também pode deixar seu cão gordo. Um filhote roliço pode parecer bonitinho, mas estará mais propenso a problemas no esqueleto durante o crescimento, especialmente se for de raças maiores. Então, pergunte ao veterinário de quanta comida o filhote precisa por dia e divida-a em três porções. Se seu filhote de chihuahua precisa de uma xícara de ração por dia, dê-lhe três refeições de 1/3 de xícara.

Adestramento do banheiro - aqui está uma agenda modelo para adestrar um filhote. Ela também se aplica bem a cães mais velhos.

* Às 6 horas da manhã, leve o filhote para fora do canil e carregue-o até o lado de fora, para evacuar. Leve-o para dentro outra vez, dê 1/3 de sua comida diária, aguarde 20 min e leve-o para fora outra vez. Elogie-o quando fizer as necessidades e coloque-o para dentro em pouco tempo. Coloque-o no canil para que descanse sem perturbações, enquanto a família se prepara para trabalhar e ir à escola. A última pessoa a sair deve colocar o filhote para fazer as necessidades mais uma vez.
* A próxima vez deve ser em torno de meio-dia. Um cãozinho não desenvolve o controle completo da bexiga antes dos seis meses. Então, é absolutamente necessário que um cão jovem faça um passeio nesse horário. É também um bom horário para a segunda refeição. Se você não puder estar em casa, veja se consegue um vizinho ou uma babá para fazer isso. Repita o ritual da manhã: tire seu cão do canil, elogie-o pela eliminação, dê-lhe comida e faça outra jornada 20 min após a refeição.
* Na hora do jantar, quando todos estão em casa, repita a rotina da tarde. Esse também pode ser um bom horário para uma caminhada com a guia. Deixe o cão se divertir com a família durante a noite, mas esteja certo de que ele está sempre sob supervisão. Lembre-se de que brincar, comer ou beber vai estimular o reflexo de eliminar. Sendo assim, certifique-se de levar o cão para fora depois de qualquer uma dessas atividades. Leve-o para fora mais uma vez antes de dormir. Então, coloque-o no canil.

*Dicas para quem mora em apartamento:Se vc é como eu, que mora em apartamento e ainda não pretende levar seu filhote para fazer suas eliminações na rua,uma ótima dica é comprar os tapetinhos higiênicos.Esses tapetes ao invés dos jornais ou revistas velhas, são uma ótima opção além de seu aprendizado ser mais fácil e confortável para os nossos cãezinhos.Tendo um lugar limpo e fofinho para fazer suas necessidades o cão com certeza irá gravar e APRENDER mais fácil.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Você que está querendo comprar ou adotar um cãozinho precisa saber disso!


Você sabe qual o perfil do seu cão?

Saiba, boa parte dos problemas de comportamento canino acontecem por falta de informação e planejamento.

Planeje com cuidado e carinho, estamos falando de uma vida, tão preciosa quanto a sua!

Hoje eu vou falar um pouco para você entender um pouquinho mais a respeito do comportamento desses bichinhos maravilhosos que são os cães.

É verdade que eles nos dão muitas alegrias, mas não podemos deixar de pensar na responsabilidade que vem junto com o cãozinho, ele não gosta de ser abandonado nem devolvido, muitos dos casos que eu atendo hoje poderiam ser evitados com uma simples avaliação do perfil canino, para um profissional de comportamento por vezes, apenas uma breve avaliação pode ser o suficiente para definir o perfil do cão, o que para novos donos ou pessoas com poucos conhecimentos pode ser bastante trabalhoso e difícil.

Para evitarmos aborrecimentos temos que ter muita cautela e planejamento.

Algumas pessoas que deixam de planejar e em alguns casos a preocupação com o cão é mínima até ele chegar em casa ou pior, até começar a dar problemas.

Os cães têm perfis diferentes, em alguns casos, pode ser difícil até para um profissional avaliar exatamente o perfil de um cão.

Abaixo vocês têm alguns exemplos que já devem ter visto por ai, existem cães que são naturalmente extrovertidos, engraçados, outros que são mais ativos, aqueles quietinhos, tem também os corajosos, brigões, valentões, do outro lado os medrosos, tímidos, carentes, existem aqueles que são hiperativos, os que não conseguem viver ou ficar sozinhos e ainda aqueles que preferem ficar mais tempo sozinhos.

Sabendo que podemos ter uma idéia de como aproximadamente nosso cão será, fica muito mais fácil escolher um cãozinho que vai ser legal para nossa família, lembrando que é necessário fazer uma avaliação em algumas situações e ambientes diferentes.

Antes de levá-lo para casa, tente passear em vários lugares e observar sua reação em cada um deles.

Um cão adulto normalmente já tem esse perfil bem claro e amadurecido, às vezes pode trazer menos dor de cabeça, eles não vão trocar os dentinhos o que incomoda e coça, fazendo os filhotes roerem tudo. Você consegue perceber claramente se é um cão mais brincalhão, se gosta de bolinhas, se é hiperativo, ou ainda medroso, tem medo de pessoas, gosta ou não de outros cães, ver como reage quando colocado em situações diferentes, se demonstra agressividade, inclusive com o pote de comida, se é um cão sensível, como reage quando apertado por estranhos, late demais entre outras coisas.

Inclusive alguns centros de Adoção como Centro de Controle de Zoonozes em São Paulo, oferecem a oportunidade de passar um período com o cãozinho a ser adotado para ver se realmente ele se encaixa no perfil que o novo proprietário procura, assim evitarmos futuros problemas de abandono.

Filhotes são um pouco mais complicados de definir exatamente o perfil, até a fase adulta, por volta de um ano e meio, eles oscilam bastante, além de ter um agravante, que é a forma como ele será criado, é muito fácil de um cão desenvolver um comportamento indesejado se o novo Dono não está preparado para lidar com a situação que pode gerar comportamentos desagradáveis.

O que eu vejo normalmente são donos que tratam cães como humanos acabam dando a eles o que uma criança precisa, os cães tem necessidades diferentes e tratá-los como humanos no geral, acaba gerando ou até mesmo piorando um comportamento que não desejamos, e de outro lado existem infelizmente aquelas pessoas que tratam o cão como um bicho sem sentimentos e acabam deixando eles confinados em quintais abandonados sem o mínimo de suporte.

Mas sem dúvidas, uma simples avaliação do cãozinho, seja filhote ou adulto, sabendo o perfil da família e o que eles esperam do cãozinho, pode
reduzir bastante o número de problemas e aborrecimentos com o novo cãozinho além de saber o que esperar do novo amigão!

Oque precisamos saber antes de comprar ou adotar um cão




ANIMAL NÃO É BRINQUEDO - SENTE TRISTEZA, FRIO, DOR E MEDO









]
Você está preparado para adotar um animal? Para fazer uma adoção consciente e não se arrepender depois, refllita sobre os seguintes pontos:

  • Cães e gatos vivem 15 anos em média. Você tem condições de assumir essa responsabilidade ao longo desse tempo?

  • Se você sair de férias ou viajar no feriadão, quem vai cuidar do seu amigão?

  • Assim como você, os animais também não gostam da solidão. Ter um animal para trancá-lo na lavanderia ou deixá-lo sozinho em casa o dia todo não é uma atitude correta. Ou o animal pode conviver com a família ou é melhor não tê-lo.

  • Animais que vivem confinados em pequenos espaços ou presos em correntes podem sofrer graves distúrbios de comportamento, desconforto, atrofia óssea ou muscular, obesidade e depressão.

  • Crianças não podem ser as responsáveis pelos animais. Se seu filho quer um bicho mas você não gosta, não tem tempo nem paciência para cuidar, então é melhor não adotar.

  • As pessoas da sua casa gostam de animais? Todos concordam que você leve um cão ou gato para casa?

  • A convenção do seu prédio permite a entrada e a circulação de animais?

  • Animais precisam ter um espaço próprio, como uma casinha ou caminha, onde se sintam seguros.

  • Animais precisam ter a oportunidade de brincar ao ar livre e de conviver com outros de sua espécie.

  • Os cães necessitam de pelo menos um bom passeio por dia. Utilize sempre coleira e guia para evitar que seu animal fuja, seja atropelado ou brigue com outros cães.

  • Animais precisam de carinho, alimentação de boa qualidade, cuidados de higiene, vermífugos, vacinas anuais e cuidados veterinários.

  • Quando os animais ficam idosos, precisam de amor e cuidados redobrados. Você está disposto a amar e a cuidar de seu amiguinho por todos os dias da vida dele?

  • Animais não são bichinhos de pelúcia. Eles têm personalidade, fazem bagunça, sujeira e nem sempre estão de bom humor ou dispostos a brincar.

  • Animais sofrem profundamente com a rejeição e o abandono.

  • Abandonar ou maltratar animais é crime. Pena: 3 meses a 1 ano de detenção e multa (Lei Federal 9605/98).